Sociedade | 06-10-2022 13:11

<strong>Panteão dos Almeidas em Abrantes recebe prémio internacional </strong>

<strong>Panteão dos Almeidas em Abrantes recebe prémio internacional </strong>

Júri destacou o facto de toda a intervenção no Panteão dos Almeidas ter sido concebida para ser completamente reversível e minimalista para evitar competir com a grandeza histórica do existente.

O projecto de requalificação do Panteão dos Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes, foi premiado na edição deste ano dos “Loop Design Awards”, tendo vencido nas categorias de “People´s Choice Award 2022” (votação do público) e “Interior – Exhibition & Museum”. 

Na atribuição do prémio na categoria “Interior – Exhibition & Museum”, o júri destacou o facto de “toda a intervenção ter sido concebida para ser completamente reversível e minimalista para evitar competir com a grandeza histórica do existente”, acrescentando que a “exposição temática, no interior desta igreja histórica portuguesa, explora a intersecção entre uma arquitectura etérea e minimalista com uma arquitectura existente com mais de 800 anos, acreditando que estas duas realidades podem coexistir e potenciar-se”. 

Numa edição em que estiverem a concurso 705 projectos de 56 países, o Panteão dos Almeidas venceu também na categoria de “People Choice Award 2022”, cuja atribuição foi decidida por voto aberto do público, numa eleição que contou com uma participação recorde de mais de 135 mil votos de todo o mundo. 

O Panteão dos Almeida tem nova musealização desde 2021, que substituiu, 100 anos depois, o Museu D. Lopo de Almeida, criado em 1921 como museu regional. D. Diogo de Almeida, alcaide-mor, reconstruiu a igreja no século XV e transformou-a em panteão. Entre as muitas personalidades que contribuíram para a glória portuguesa dos séculos XV e XVI, contam-se os membros da «Casa dos Almeida de Abrantes», muitos deles sepultados nesta igreja. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo