Sociedade | 07-10-2022 15:00

Ricardo Gonçalves diz que aeroporto em Santarém é importante para a coesão territorial

Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, defende localização do novo aeroporto no concelho

O presidente da Câmara de Santarém defende com unhas e dentes a localização do novo aeroporto da grande Lisboa no concelho de Santarém, não só pelos “argumentos sólidos” do projecto mas também numa lógica de coesão territorial e de descentralização de grandes investimentos estruturantes.

O presidente da Câmara de Santarém declarou “total” empenho do município na construção do novo aeroporto no concelho e acredita que esta será a solução escolhida pelo Governo daqui a um ano pelos “argumentos sólidos” que apresenta. Ricardo Gonçalves (PSD) afirmou à Lusa que as autarquias e entidades da região Centro que tem contactado estão igualmente “muito entusiasmadas e expectantes” em que esta venha a ser a opção escolhida. 

Aos que ouviu dizer na comunicação social que o local escolhido é inundável e só daria para hidroaviões, o autarca desafiou a que visitem o local. “Não está em zonas inundáveis, como o Montijo, não tem problemas ambientais como tem Alcochete”, nem a questão da necessidade de construção de uma terceira travessia sobre o Tejo, implicando menos gastos com infraestruturas complementares, vincou. 

“É muito importante que se perceba que os projectos podem ser noutros locais. Muitas vezes pensa-se que tudo o que é em Lisboa é que é mais importante e tudo o resto é paisagem. Mas não, há mais Portugal para além de Lisboa e isto é um projecto que pode ter essa capacidade”, acabando por também beneficiar muito a Área Metropolitana, declarou. 

*Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 6 de Outubro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo