Hospital de Santarém já tem equipamento<br>de vanguarda para exames ao fígado
Este investimento surge no âmbito da estratégia da administração em dotar o hospital de equipamentos de vanguarda.
O Hospital Distrital de Santarém dispõe de um novo equipamento de elastografias hepáticas, que permite detectar e identificar o grau de fibrose e gordura no fígado. Um investimento de 120 mil euros que possibilita uma avaliação não invasiva do grau de fibrose (graus 1,2,3 ou cirrose) e esteatose hepática (gordura no fígado).
Fausto Roxo, responsável pelo Hospital de Dia de Doenças Infecciosas, onde ficou instalado o aparelho, explica que o exame é executado em poucos minutos por qualquer dos médicos da unidade e é “fundamental no seguimento de doentes com hepatites virais crónicas para avaliação inicial e monitorização de terapêutica”. O médico realça ainda que “sem esta técnica apenas através de biópsias hepáticas era possível aceder à totalidade da informação sobre o grau de fibrose e esteatose hepática”.
Este investimento surge no âmbito da estratégia da administração em dotar o hospital de equipamentos de vanguarda. “A aposta na diferenciação e inovação técnica tem sido um dos objectivos deste conselho de administração”, sublinha a presidente do Hospital de Santarém.
“O exame pode ser feito no decurso de uma consulta, de forma cómoda e indolor para o doente, sem quaisquer contra-indicações ou efeitos secundários”, informa o hospital. A aquisição do novo equipamento resultou de um plano de investimentos realizado no âmbito de uma candidatura ao Programa Alentejo 2020, que financiou o valor do aparelho em 85%.