Sociedade | 09-10-2022 17:59

Mineiro Aires: um ribatejano que lidera a comissão de acompanhamento do novo aeroporto

Carlos Mineiro Aires vai presidir à comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente
Carlos Mineiro Aires deu a cara pela escolha de Rosário Partidário e garantiu que as pressões vão aumentar mas a Comissão Técnica Independente vai fazer o seu trabalho.

O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas e ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, é natural de Abrantes e vai ter uma palavra a dizer sobre a localização do novo aeroporto.

O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, Carlos Mineiro Aires, natural de Abrantes, vai presidir à comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente que vai estudar as soluções para o novo aeroporto. “O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas é o presidente da comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente”, confirmou o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, referindo-se a Carlos Mineiro Aires, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros.
Questionado sobre uma ideia pré-formada de Carlos Mineiro Aires sobre uma preferência da localização de Alcochete para o aeroporto da região de Lisboa, o ministro respondeu: “A única maneira era nós não termos nenhum engenheiro português a participar no estudo”. “Num país que em 50 anos estudou 17 localizações é normal que ao longo de décadas as pessoas tenham formulado as suas opiniões”, sustentou.
E à pergunta sobre se a opinião do presidente Conselho Superior de Obras Públicas poderá afectar uma decisão, Pedro Nuno Santos afirmou que “não pode afectar e nem afecta obviamente”, no entanto acrescentou que “obviamente as pessoas não ignoram o histórico, nem os estudos do passado”.
“Aliás, eles vão fazer parte da avaliação que será feita. Nós vamos ter uma comissão técnica independente a fazer o seu trabalho. Devemos esperar com tranquilidade, nós Governo, as organizações sociedade civil devem ser participantes, nós precisamos é de opiniões diferentes e do seu confronto, mas será a melhor solução”, salientou o governante.
A Comissão Técnica que irá levar a cabo a Avaliação Ambiental Estratégica para o novo aeroporto de Lisboa vai estudar cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda. Em causa, está a solução em que o aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.

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