Urgência Pediátrica em Torres Novas sobrecarregada com ‘falsas urgências’
CHMT diz que mais de metade dos casos não devia ser alvo de avaliação médica em ambiente de urgência hospitalar
A Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Novas está a registar, desde o início da semana passada, um pico de procura de utentes, que é habitual no início do ano lectivo, decorrente de uma proliferação de infecções víricas, informa o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).
A nota do CHMT surge na sequência de um testemunho de uma mãe, que preferiu o anonimato, que diz ter estado cinco horas para ser atendida com a sua bebé na quinta-feira, 6 de Outubro. O CHMT salienta que “os casos urgentes, avaliados através do método da ‘Triagem de Manchester’ com pulseira amarela ou laranja, não têm tempos de espera elevados até à avaliação médica no Serviço de Urgência Pediátrica”. Os períodos são públicos e podem ser consultados pelos utentes ou pela comunicação social no Portal do Serviço Nacional de Saúde
O CHMT esclarece que “os utentes a quem foi atribuída pulseira verde são mais de metade dos casos que procuram o serviço de urgência pediátrica de Torres Novas”, casos que “não deviam ser alvo de avaliação médica em ambiente de urgência hospitalar”.
Apesar do aumento da procura e dos casos que deveriam ser avaliados nas unidades de saúde primárias da região, o CHMT garante que “os profissionais de saúde da instituição estão a dar resposta, com grande esforço e empenho, a todos quantos procuram apoio médico na urgência pediátrica”. A concluir, o CHMT solicita a todos os utentes que liguem para o número de saúde pública SNS24 – 808242424 – antes de se deslocarem ao serviço de urgência pediátrica hospitalar.