Sociedade | 12-10-2022 14:59

José Raimundo Noras doutorado em História com tese sobre José Relvas

José Raimundo Noras doutorado em História com tese sobre José Relvas

Historiador de Santarém José Raimundo Noras defendeu a tese de doutoramento e foi aprovado com distinção e louvor, por deliberação unânime do júri.

O historiador José Raimundo Noras, natural de Santarém, defendeu com sucesso, no dia 10 de Outubro, a sua tese de doutoramento intitulada “A ação política e o ideário social de José Relvas (1858-1929)”. Um trabalho académico composto por dois volumes, o primeiro com 969 páginas, de análise biográfica em 12 capítulos cronológicos e temáticos, e o segundo com 1022 páginas com anexos e transcrições documentais, de vários inéditos de José Mascarenhas Relvas, bem como correspondência política.

O novo doutor é funcionário da Câmara Municipal de Santarém e filho do ex-presidente do município escalabitano, José Miguel Noras, também ele homem ligado à investigação histórica. José Raimundo Noras há muito que estuda a vida e obra do homem que proclamou a República a 5 de Outubro de 1910 e que deixou um vasto legado em Alpiarça, de que é exemplo mais emblemático a Casa Museu dos Patudos. José Raimundo Noras já tinha publicado em 2009 a Fotobiografia de José Relvas (1858-1929).

José Raimundo Noras obteve esse grau académico através do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUHist), resultado de parceria entre a Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras e Instituto de Ciências Sociais), o ISCTE-IUL, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora. No final, depois de duas horas e meia de provas públicas, obteve o título de Doutor, recebeu a classificação máxima de “Aprovado com distinção e louvor”, por deliberação unânime do júri.

Na última reunião do executivo da Câmara de Santarém, o vereador Nuno Domingos manifestou o seu “orgulho e contentamento” por ver um funcionário do município atingir esse diploma, tendo o presidente do município, Ricardo Gonçalves, classificado o historiador como “um homem bom” que dedica muita da sua investigação à cidade e ao concelho de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo