Duarte da Graça é o novo comandante da GNR no distrito de Santarém
O novo chefe da Guarda Nacional Republicana no distrito de Santarém é natural de Riachos e tem 49 anos.
O tenente-coronel Pedro Miguel Duarte da Graça tomou posse no dia 4 de Outubro como novo comandante do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR). O oficial é natural de Riachos, concelho de Torres Novas, contando 49 anos. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e mestre em Ciências Militares pela Academia Militar, possuindo ainda diversas pós-graduações.
Duarte da Graça ingressou no quadro permanente da GNR em 1996. Ao longo dos anos assumiu diversas funções, nomeadamente: chefe de secção no Estado Maior do Comando Territorial de Santarém; chefe da Divisão de Contrainformação e Segurança, na Direcção de Informações; chefe da Repartição de Civis e de Reservas, Reformas e Aposentações na Direcção de Recursos Humanos; comandante do Destacamento Territorial de Tomar; comandante de Companhia e docente no Centro de Formação da Figueira da Foz da Escola da Guarda; director do 1º curso de Manutenção de Ordem Pública em Angola; comandante de Companhia e docente na Academia Militar; Comandante de Pelotão de Intervenção – Força Multinacional de Estabilização do Iraque. Conta na sua folha de serviço com vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
O Comando Territorial de Santarém da GNR abrange todo o distrito de Santarém, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 6.541 km2 e a responsabilidade da segurança de 365.108 habitantes. O dispositivo engloba cinco destacamentos territoriais, um destacamento de trânsito e um destacamento de intervenção, 26 postos territoriais, dois postos de trânsito, um pelotão de intervenção, uma secção cinotécnica e uma esquadra de cavalaria.