Sociedade | 13-10-2022 10:00

Nersant chama jornalistas para desmentir O MIRANTE mas acaba por confirmar dificuldades financeiras

Domingos Chambel convocou uma conferência para desmentir notícias de O MIRANTE, mas acabou por confirmar as dificuldades financeiras da Nersant

O presidente da direcção da Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant convocou uma conferência de imprensa para desvalorizar a notícia que O MIRANTE publicou sobre os problemas financeiros da instituição, mas acabou por confirmar que existem problemas de tesouraria. Domingos Chambel impediu os jornalistas de O MIRANTE de assistirem à sessão dizendo que a direcção da associação tinha momentos antes decidido cortar relações com o jornal.

O presidente da direcção da Nersant, que impediu a presença de dois jornalistas de O MIRANTE na conferência de imprensa que convocou, na tarde de 11 de Outubro, para desmentir as notícias do jornal sobre as dificuldades financeiras da associação empresarial, acabou por dizer, segundo elementos que assistiram à sessão, que salários em atraso sempre houve quando existem dificuldades de tesouraria. Domingos Chambel disse, no entanto, que a Nersant sempre cumpriu com a sua função mesmo com dificuldades de tesouraria.
Domingos Chambel contrariou apenas a notícia no que toca aos financiamentos bancários. É verdade que sempre recusou assinar os financiamentos quando era vice-presidente da associação, mas no final do mandato da anterior presidente, Salomé Rafael, assinou a renovação de dois financiamentos bancários com a Caixa Geral de Depósitos. A grande questão que originou a conferência de imprensa foi saber quem deu as informações a O MIRANTE. As reuniões de direcção são pouco participadas e há uma margem muito curta para saber quem deu as informações. Na última reunião de direcção houve acusações a algumas pessoas de serem fontes de O MIRANTE, mas as mesmas justificaram que não eram.
A informação que O MIRANTE deu sobre a Nersant não ter renovado o contrato com a firma de advogados Morais Leitão já tinha sido esquecida. A situação causou estranheza porque foi tratada numa reunião onde estavam poucos membros. Domingos Chambel alegou que O MIRANTE está a fazer notícias sobre as dificuldades da associação por causa de um processo judicial relacionado com um protocolo, em que uma empresa de assessoria dos proprietários do jornal exige o pagamento de verbas relativas à rescisão do contrato que existe há cerca de duas décadas.
O director executivo da Nersant, António Campos, também falou na conferência de imprensa confirmando que a associação tem dificuldades financeiras, mas desvalorizou a situação dizendo que estas situações são habituais e que, ao contrário do que dá a entender a notícia de O MIRANTE, não há uma situação limite. Além do que foi dito por António Campos, O MIRANTE tem provas que, tal como noticiou, a associação empresarial passa por dificuldades financeiras.
Os jornalistas de O MIRANTE questionaram Domingos Chambel à saída da sala onde decorreu a conferência de imprensa sobre o motivo de terem sido impedidos de entrar. O presidente da associação disse que a direcção tinha decidido nesse mesmo dia cortar relações com o jornal. Chambel acrescentou que se O MIRANTE estivesse com boas intenções não tinha publicado uma notícia sobre os problemas financeiros da Nersant na Internet e só passados 20 minutos o questionassem sobre a situação.
Questionado sobre porque não respondeu às perguntas que lhe foram enviadas por escrito, o dirigente diz que não lhe foi dada a possibilidade de falar sobre o assunto. “Se publicou 20 minutos antes de me fazer as perguntas não deu essa possibilidade”, salientou, dizendo ainda que não respondeu porque “não está para alimentar o palco de O MIRANTE”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo