Sociedade | 15-10-2022 20:59

Urgência Pediátrica em Torres Novas sobrecarregada com ‘falsas urgências’

CHMT diz que mais de metade dos casos que têm surgido nos últimos tempos não devia ser alvo de avaliação médica em ambiente de urgência hospitalar.

A Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Novas está a registar, desde o início da semana passada, um pico de procura de utentes, que é habitual no início do ano lectivo, decorrente de uma proliferação de infecções víricas, informa o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).
A nota do CHMT surge na sequência de um testemunho de uma mãe, que preferiu o anonimato, que diz ter estado cinco horas para ser atendida com a sua bebé na quinta-feira, 6 de Outubro. O CHMT salienta que “os casos urgentes, avaliados através do método da ‘Triagem de Manchester’ com pulseira amarela ou laranja, não têm tempos de espera elevados até à avaliação médica no Serviço de Urgência Pediátrica”. Os períodos são públicos e podem ser consultados pelos utentes ou pela comunicação social no Portal do Serviço Nacional de Saúde.
O CHMT esclarece que “os utentes a quem foi atribuída pulseira verde são mais de metade dos casos que procuram o serviço de urgência pediátrica de Torres Novas”, casos que “não deviam ser alvo de avaliação médica em ambiente de urgência hospitalar”.
Apesar do aumento da procura e dos casos que deveriam ser avaliados nas unidades de saúde primárias da região, o CHMT garante que “os profissionais de saúde da instituição estão a dar resposta, com grande esforço e empenho, a todos quantos procuram apoio médico na urgência pediátrica”. A concluir, o CHMT solicita a todos os utentes que liguem para o número de saúde pública SNS24 – 808242424 – antes de se deslocarem ao serviço de urgência pediátrica hospitalar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo