Sociedade | 20-10-2022 18:00

Duas dezenas de pessoas aprendem a ler e escrever em Benavente

Jovens e idosos estão a ter a oportunidade de concretizar o sonho de saberem ler e escrever

Em Benavente a junta de freguesia fez nascer um projecto de alfabetização que conta com perto de duas dezenas de alunos. Com idades entre os 24 e os 86 anos são a prova de que nunca é demasiado tarde para aprender a ler e a escrever.

Às 10h00 da manhã, Maria Bento entra na sala e senta-se na primeira fila. Tira da mochila azul o caderno pautado onde já tem escritas as vogais que aprendeu na aula anterior e que escreveu repetidamente numa tentativa de melhorar a caligrafia semelhante à de uma criança de seis anos. Maria Bento tem 80 e se há uns anos lhe dissessem que ia voltar à escola diria que “era tarde demais para aprender”. Afinal, não podia estar mais enganada, reconhece desde que passou a integrar a turma de alfabetização, uma formação promovida pela Junta de Freguesia de Benavente. 

Nascida e criada em Fazendas de Almeirim, Maria Bento frequentou a escola primária até à terceira classe mas eram mais as vezes que ia para o campo ajudar os pais do que aquelas que passava agarrada aos livros. “Pouco ou nada aprendia e a professora não queria saber”. A mãe acabou por tirá-la da escola e os olivais e vinhas passaram a ser a sua prioridade. “Fiquei triste porque gostava da escola. Só fiquei a saber assinar o nome a escrever palavras simples. Sempre achei que era tarde para voltar, mas se calhar não”, diz ao mesmo tempo que levanta os olhos do caderno para observar a sala como quem precisa de ver para acreditar.

 *Leia a reportagem completa na edição semanal em papel desta quinta-feira, 20 de Outubro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo