Abrantes apresenta livro “Oliveira do Mouchão, Monumento Vivo”
A Oliveira do Mouchão tem 3350 anos e é considerada a oliveira mais antiga de Portugal. Situa-se no lugar de Cascalhos, freguesia de Mouriscas.
O livro “Oliveira do Mouchão, Monumento Vivo” vai ser apresentado na sexta-feira, 28 de Outubro, nas instalações da SIFAMECA (Sociedade Industrial de Fabricação Mecânica de Ceiras e Capachos), em Mouriscas, concelho de Abrantes.
É uma edição da Câmara Municipal de Abrantes e tem autoria de Francisco Lopes (texto) e Paulo Alves (ilustrações). Na sessão de lançamento será ainda apresentado o quadro “Oliveira do Mouchão”, obra de Massimo Esposito, pintada com pigmentos puros e azeite, e será exibido o documentário “Esparteiros: a arte de entrelaçar”, uma produção do município de Abrantes com o apoio da EDP, no âmbito do Programa Tradições 2018-2020, realizado por Miguel Dinis.
A Oliveira do Mouchão tem 3350 anos e é considerada a oliveira mais antiga de Portugal. Situa-se no lugar de Cascalhos, freguesia de Mouriscas. A árvore atinge quase os 8 metros de altura e o que mais se destaca é a largura do tronco, com um perímetro de mais de 6 metros.