Sociedade | 26-10-2022 09:59

Ourém aprova plano para poupar energia

Ourém aprova plano para poupar energia

Câmara de Ourém avança com conjunto de medidas para serem aplicadas nos serviços municipais e deixa também diversas recomendações para entidades e população.

A Câmara de Ourém aprovou um plano para poupar energia, com um conjunto de medidas para serem aplicadas nos serviços municipais, mas também diversas recomendações para entidades externas e população, anunciou a autarquia.

O Plano de Poupança de Energia 2022-2023 contempla um “conjunto alargado de medidas de redução do consumo energético através de medidas de ajuste do horário da iluminação pública”, assim como em rotundas das cidades de Ourém e Fátima, e no Parque da Cidade António Teixeira e Jardim Municipal Le Plessis-Trévise (na sede do concelho), além de outros edifícios sob gestão municipal. “De 6 de Dezembro de 2022 a 6 de Janeiro de 2023, serão também ajustados os períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18h00 e as 24h00”, adiantou a autarquia.

O plano inclui “medidas de redução do consumo energético em piscinas e complexos desportivos”, com “medidas de regulação da temperatura da água das piscinas e diminuição na temperatura de aquecimento ambiente, assim como a regulação do caudal das torneiras e chuveiros para assegurar as necessidades sem desperdício de água”.

O documento também prevê “um conjunto de acções com investimento que passam pela substituição da iluminação interior por tecnologia LED em edifícios e estruturas municipais, bem como a implementação de sistemas de gestão para racionalização de consumos em edifícios da esfera municipal”.

No Plano de Poupança de Energia 2022-2023 constam recomendações a entidades externas e munícipes que passam por “desligar a iluminação de faixas, lonas e estandartes publicitários e cartazes na via publica e edifícios a partir das 22h00 no período de Inverno e a partir das 23h00 no período de Verão”. É igualmente sugerido que se desligue a “iluminação de montras e similares após o encerramento do estabelecimento” e a “iluminação interior sempre que o espaço não esteja em uso e após o horário de trabalho”.

O presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque, disse que o documento, aprovado em reunião do executivo na segunda-feira, já está em vigor. “Há questões que dependem diretamente de nós e conseguimos que elas entrem de imediato em vigor”, afirmou, explicando que o documento tem duas partes, uma que “tem a ver com poupanças imediatas, contabilizadas em cerca de 125 mil euros”, e outra que depende de investimento, como a colocação de painéis solares, pelo que a sua aplicação “vai demorar mais tempo” devido à necessidade de contratações. Luís Albuquerque referiu que a escala dos preços da energia representou este ano “um acréscimo de custos de mais de um milhão de euros”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo