Sociedade | 27-10-2022 18:00

Os Pestinhas ganham nova sede no bairro de Povos

Os Pestinhas de Povos têm dado cartas no futsal da região

Associação Desportiva Os Pestinhas viu resolvido um problema que se arrastava há décadas e que era uma promessa do anterior presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. O clube vai ocupar instalações do município para onde esteve previsto um centro gastronómico.

Depois de anos de reivindicações e apelos, a Associação Desportiva Os Pestinhas de Povos, ganhou a prometida nova sede cedida pelo município de Vila Franca de Xira, situada na Rua José Van Zeller Pereira Palha, no bairro de Povos, para onde há uma década esteve previsto a instalação de um centro gastronómico.
Com as novas instalações – que têm acesso directo ao rinque desportivo existente no bairro – o clube consegue resolver de vez um problema que se arrastava há vários anos e que obrigava os dirigentes a fazer das suas casas os escritórios do clube, que movimenta mais de seis dezenas de praticantes em diversos escalões, sobretudo futsal e hóquei. O contrato agora assinado terá uma vigência de cinco anos, renovando-se automaticamente por períodos iguais e sucessivos de dois anos cada. O clube compromete-se a manter as instalações em boas condições, a pagar os custos de funcionamento do espaço e a não perturbar a vizinhança com as suas actividades.
Há muito que o clube de Povos, que se foca na modalidade de futsal e tem formação de jovens e competição com equipa sénior, vinha solicitando ao município a cedência de um espaço onde pudesse criar a sua sede social e guardar o material de competição. A cedência aconteceu depois do espaço ter sido alvo de uma intervenção para resolver os graves problemas ao nível do saneamento que existiam naquela loja municipal que estava há muito sem utilização.
A Associação Desportiva Os Pestinhas de Povos foi fundada há 16 anos no bairro de Povos em Vila Franca de Xira. Quando abriu portas, o clube chegou a contar com mais de 80 atletas em várias modalidades, incluindo atletismo. Mas a falta de apoios financeiros levou a que, com o tempo, o desporto passasse a ser apenas para os escalões de formação de futsal e, mais recentemente, no hóquei. O clube tem um papel importante no bairro de Povos que vai muito além de proporcionar desporto aos jovens do bairro. É também um pólo agregador que tenta ocupar os atletas, mantê-los activamente empenhados numa actividade desportiva e, ao mesmo tempo, afastá-los da marginalidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1727
    30-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1726
    30-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1726
    30-07-2025
    Capa Vale Tejo