Sociedade | 30-10-2022 21:00

Falta de sinalização em avenida de Alverca provoca anarquia no trânsito

Nas horas de ponta instala-se a confusão numa das artérias mais movimentadas da cidade de Alverca

Há vários anos que a dúvida está por desfazer: afinal, quantas faixas de rodagem existem na Avenida 5 de Outubro, no centro de Alverca? Os condutores formam habitualmente duas filas no mesmo sentido, mas a câmara diz que só há uma faixa de rodagem para cada lado. Sinalização adequada poderia resolver o assunto e acabar com as confusões.

As horas de ponta na Avenida 5 de Outubro, em Alverca, são uma dor de cabeça para quem precisa de se deslocar de automóvel e o facto dos condutores formarem duas filas de trânsito no mesmo sentido não ajuda. Há vários anos que existe a dúvida: afinal, quantas faixas de rodagem existem ou são permitidas naquela artéria do centro da cidade? A Câmara de Vila Franca de Xira não tem dúvidas e refere a O MIRANTE que a avenida tem apenas uma via de rodagem em cada sentido e por isso é um erro dos condutores formarem duas filas de trânsito nas horas de ponta.
“Na Avenida 5 de Outubro em Alverca não existe demarcação de delimitação de vias, pelo que se considera existirem duas faixas de rodagem em sentidos de circulação opostos, separadas por um separador central, sendo cada uma delas constituída por uma via com um sentido de trânsito”, explica o município.  
Nas horas de maior fluxo, com carros que formam duas filas de trânsito e que estacionam indevidamente na estrada, chegam a gerar-se pequenos toques e incidentes que obrigam a chamar as autoridades. Fonte da PSP explica a O MIRANTE que é chamada com frequência ao local por causa de pequenos toques entre condutores, uma situação que depois se complica em termos de seguradoras porque para todos os efeitos a avenida tem apenas um sentido em cada direcção. A recomendação é para que os condutores circulem no local apenas numa faixa única de rodagem e não formando duas filas como vem acontecendo ao longo dos anos.
A falta de sinalização vertical e pinturas no asfalto que delimitem correctamente a existência de apenas uma faixa pode ajudar a explicar a confusão que se tem gerado entre os condutores. Sara Baleizão, 34 anos, é esteticista e sempre viveu em Alverca. Foi o seu desabafo numa rede social sobre as experiências que tem vivido praticamente todas as manhãs na avenida, que lançou o debate sobre o verdadeiro número de faixas de rodagem. “Todos os dias é uma incógnita, tanto pode haver uma fila como duas. Já vi dois veículos baterem lado a lado, precisamente por ninguém saber ao certo onde se colocar, ou estarem constantemente a buzinar para passarem pela direita”, conta a O MIRANTE.  
Sara Baleizão não deixa de expressar que a falta de sinalização é talvez a principal causa para a permanente dúvida da população que diariamente passa no local. “Uma sinalização correcta seria fundamental para acabar com as dúvidas sobre o quantas vias existem. É importante saber porque se evitam acidentes e bloqueios desnecessários no trajecto”, sublinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1713
    23-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1713
    23-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1713
    23-04-2025
    Capa Vale Tejo