Sociedade | 01-11-2022 20:59

Estação da Vala do Carregado vai ser adaptada para a alta velocidade

Estação da Vala do Carregado fica situada no limite norte do concelho de Vila Franca de Xira

Linha ferroviária que vai ligar Lisboa ao Porto em pouco mais de uma hora vai obrigar a trabalhos de adaptação na estação da Vala do Carregado, situação que não afectará o serviço habitual mas que abre um horizonte de possibilidades. Velocidades mínimas de passagem rondarão os 160 quilómetros por hora.

A estação da Vala do Carregado, no extremo norte do concelho de Vila Franca de Xira, vai ser adaptada por estar no percurso da linha de alta velocidade que será construída por fases e permitirá, até 2030, ligar Lisboa ao Porto em 01h15 de viagem. Isto se as previsões do Governo se cumprirem.
A informação consta do plano Ferrovia 2020, parte integrante do Plano Nacional de Investimentos 2030 e que foi apresentado no início do ano pela empresa pública Infraestruturas de Portugal. No documento é destacada a adaptação da estação actual da Vala do Carregado à alta velocidade, situação que não afecta o serviço urbano e regional habitual mas promete abrir um horizonte de possibilidades.
A futura linha de alta velocidade será construída por fases, a primeira entre 2026 e 2028 que ligará o Porto a Soure; uma segunda fase entre Soure e a Vala do Carregado, a concluir entre 2028 e 2030; e uma terceira fase, a ligar a Vala do Carregado a Lisboa-Oriente que terminará já depois do horizonte de 2030. Com a linha de alta velocidade implementada na segunda fase, partindo da Vala do Carregado, permitirá deixar Leiria a 39 minutos de Lisboa, Coimbra a 51 minutos e Aveiro a pouco mais de uma hora.
Quando os comboios de longo curso passarem para o novo circuito de alta velocidade a linha terá uma velocidade mínima de circulação de 160 quilómetros por hora. A velocidade máxima rondará os 300 quilómetros por hora. O estudo aponta para que os Alfa-Pendular possam vir a ser adaptados para circular a uma velocidade máxima de 250 quilómetros por hora e os actuais comboios intercidades a um máximo de 200 km/hora.
A estação ferroviária da Vala do Carregado é uma das mais importantes do país a nível histórico, por ter sido o palco da primeira viagem ferroviária no país. Foi inaugurada a 28 de Outubro de 1856 e era o ponto terminal do então chamado caminho de ferro do Leste que começava em Lisboa. Em 1930 foi projectado o edifício actual da estação pelo arquitecto Cottinelli Telmo.

Santarém a ver passar comboios

Como O MIRANTE já tinha noticiado, nem tudo são boas notícias para a região no que diz respeito à futura ligação de alta velocidade entre Lisboa e Porto. O projecto deixa de fora o distrito de Santarém ao ligar directamente a Vala do Carregado a Leiria pela zona Oeste. Localidades como Santarém ou Entroncamento não foram incluídas no percurso. Uma situação que os autarcas locais já condenaram, com o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) a alertar mesmo para os riscos de agravamento da interiorização do distrito.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo