Sociedade | 02-11-2022 12:01

Festival taurino cancelado no dia da inauguração do Largo dos Forcados

Momento do descerramento da placa na inauguração do Largo dos Forcados

Inauguração do Largo dos Forcados ficou marcado por cancelamento do festival que ia assinalar os 90 anos do grupo.

O cancelamento à última hora do festival taurino de celebração dos 90 anos do grupo de Forcados de Vila Franca de Xira, agendado para domingo, 30 de Outubro, deixou os aficionados da cidade revoltados e indignados.

A chuva forte que caiu no dia anterior ao espectáculo obrigou a gestão da praça de toiros Palha Blanco a cobrir o piso com plástico para o proteger mas no domingo vários toureiros que iam estar presentes terão recusado actuar por considerarem o piso demasiado molhado. O cancelamento em cima da hora gerou protestos dos aficionados, alguns dos quais haviam viajado de todo o país para estarem presentes.

Fátima Nalha, presidente do Clube Taurino Vilafranquense, foi uma das vozes que se insurgiu contra a situação, lamentando e lembrando que a afición vilafranquense aguardava com expectativa o festival. “Numa bela tarde de Outono que alguns, numa lógica de desrespeito pelo público infelizmente tão comum no nosso país, decidiram abortar. É destas coisas que a festa em Portugal menos precisa”, condenou.

Também Vasco Dotti, dos Forcados de Vila Franca de Xira, lamentou o “dia complicado” e criticou os erros onde o principal prejudicado foi o público. Tinham sido vendidos perto de 1.500 bilhetes, cerca de meia praça. “Devíamos ter anunciado o cancelamento do espectáculo logo às 11h00 quando os representantes dos toureiros nos comunicaram que não iam tourear. Não o fizemos porque acreditámos que conseguiríamos melhorar o estado da arena até às 16h00”, explica.

O responsável dos forcados admite que o grupo não teve capacidade de solucionar o problema, atrasando a comunicação da decisão dos toureiros para o público em geral. Os toureiros, recorde-se, iam actuar para ajudar a angariar verbas para a construção da Casa Museu dos Forcados de Vila Franca de Xira. “Não queremos e não é justo que sejam os toureiros a ser responsabilizados pela não realização do festival por isso assumimos na íntegra a responsabilidade do sucedido e pedimos desculpa a todos”, escreve Vasco Dotti.

O espectáculo foi reagendado para 26 de Março de 2023 e quem quiser pedir a devolução do bilhete poderá fazê-lo. Iam actuar João Moura, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Salgueiro e Marcos Bastinhas. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo