O espírito aventureiro no novo parque de auto-caravanas em Abrantes
Câmara de Abrantes e Junta de Freguesia da Bemposta inauguraram o novo parque de auto-caravanas com o intuito de cativar os turistas que percorrem a Estrada Nacional 2. Investimento foi de 35 mil euros.
Vieram de Santo André para assistir à Baja Portalegre 500 e quase ficaram atolados numa estrada de lama, na manhã chuvosa do último sábado, 29 de Outubro. Américo e Maria Helena Fontinha são naturais de Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, e foi no parque de auto-caravanas da Bemposta que O MIRANTE os encontrou no dia da inauguração do espaço.
“Ficámos praticamente afundados quando nos faltavam poucos metros para apanhar a estrada principal, chovia torrencialmente, mas aqui chegámos”, conta o casal, que vive há mais de três décadas no Alentejo e que desde sempre esteve ligado ao espírito nómada que as auto-caravanas potenciam.
“Aos 18 anos dormíamos no chão numa canadiana. Avançámos para uma roulote com um Renault 19 e depois veio a primeira auto-caravana. Este ano fomos buscar esta a França, que é praticamente nova”, diz orgulhoso Américo. “É um projecto de vida. É quase como se tivéssemos um iate, mas este anda em terra”, completa, com um sorriso no rosto, Maria Helena, que é professora de Língua Portuguesa. Ainda está a quatro anos de reforma, pelo que as viagens, para já, são realizadas apenas aos fins-de-semana e nas férias. No entanto, os planos são “viajar o máximo possível enquanto houver vontade e saúde”, assegura.
Já percorreram países como Espanha, França, Suíça, Bélgica e não têm dúvidas de que viajar de avião e de barco é muito menos interessante do que viajar numa auto-caravana. A professora acrescenta que o auto-caravanismo ainda é muitas vezes visto pela sociedade com algum desdém.
Intervenções custaram 35 mil euros
O novo parque de estacionamento de apoio a auto-caravanas de Bemposta localiza-se entre a junta de freguesia e a Estrada Nacional (EN) 2 e pretende atrair alguns dos muitos turistas que circulam ao longo da maior estrada nacional, que liga Chaves a Faro, um segmento turístico em expansão, em especial desde a pandemia. “Este espaço tem uma proximidade incrível com a EN2 e a freguesia de Bemposta tem esse património e este potencial enorme”, disse o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, durante a sessão de inauguração, realçando que “era um espaço que estava devoluto, em terra batida, e houve a vontade desta junta de reabilitá-lo para servir quem utiliza a EN2”.
O novo parque tem capacidade para seis auto-caravanas em exclusivo, além de um lugar para autocarro de passageiros e vários para viaturas ligeiras, e envolveu um investimento de cerca de 35 mil euros.