Sociedade | 08-11-2022 11:36

Cartaxo continua a ser dos municípios mais endividados do país 

Cartaxo continua a ser dos municípios mais endividados do país 

Vinte autarquias ultrapassaram o limite de endividamento permitido por lei em 2021. A Câmara do Cartaxo é uma delas e estima-se que cerca de metade do seu orçamento foi gasto em salários.

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, apresentado na segunda-feira, 7 de Novembro, 20 municípios ultrapassaram o limite de endividamento permitido por lei em 2021. O Cartaxo continua a marcar presença na lista, em quarto lugar, sendo que, segundo apurou O MIRANTE, cerca de metade do orçamento foi gasto em salários.  

Uma dúzia de municípios, incluindo o Cartaxo, já estão a pagar empréstimos a programas de apoio para câmaras endividadas, designado por FAM (Fundo de Apoio Municipal).  

Os 20 municípios tinham no final do ano passado uma dívida total superior em 1,5 vezes à média da receita corrente líquida cobrada nos três anos anteriores. Segundo a lei das finanças locais, os municípios poderão ter cortes de 10% nas transferências do Estado e devem requerer a aplicação de um plano de saneamento financeiro, através da contração de um empréstimo. 

Segundo o documento, a lista de câmaras que ultrapassaram os limites de endividamento é encabeçada por Fornos de Algodres, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António, Cartaxo, Nordeste, Nazaré e Fundão. Os restantes municípios são Portimão, Vila Nova de Poiares, Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Alandroal, Lagoa (Açores), Reguengos de Monsaraz, Belmonte, Paços de Ferreira, Seia, Évora, Peso da Régua e Tabuaço. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo