Sociedade | 11-11-2022 20:59

Projecto da RTP tem filme rodado em Ferreira do Zêzere

“As Vizinhas”, adaptado por Ana Brito e Cunha a partir de um conto de Teolinda Gersão e realizado por Sofia Teixeira Gomes, tem como protagonistas Natalina José, Margarida Carpinteiro e Joana Seixas. Será o primeiro filme do projecto a ser exibido na RTP1.

Foram apresentados os cinco primeiros filmes do projecto cinematográfico “Contado por Mulheres”, uma nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP, em co-produção com a Krakow Film Klaster (Polónia). Os filmes serão exibidos no horário nobre da RTP1 durante o último trimestre de 2022.

Todas as rodagens foram feitas em diversos locais da região Centro do país. Em Ferreira do Zêzere foi filmado “As Vizinhas”, adaptado por Ana Brito e Cunha a partir de um conto de Teolinda Gersão (do livro Prantos, Amores e Outros Desvarios) e realizado por Sofia Teixeira Gomes. As protagonistas são Natalina José, Margarida Carpinteiro e Joana Seixas. “As Vizinhas” será o primeiro filme do projecto a ser exibido, dia 16 de Novembro.

A cerimónia de apresentação dos cinco primeiros filmes, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, contou com a presença dos produtores Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, do director de Programas da RTP1, das realizadoras, actores e actrizes dos primeiros cinco telefilmes e dos municípios de Ferreira do Zêzere, Ovar, Guarda, Covilhã e Torres Vedras. As rodagens decorreram ao longo de sete meses, em plena pandemia, com o apoio das autarquias e do fundo de turismo e cultura PicPortugal.

No total serão 10 telefilmes realizados por mulheres, algo inédito no audiovisual português. O projecto visa não só dar oportunidades para as realizadoras do sexo feminino se exercitarem atrás das câmaras mas também a descentralização.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo