Sociedade | 11-11-2022 11:59

Requalificação do Largo da Alcáçova é mais um passo para a valorização do centro histórico de Santarém

O presidente da Câmara de Santarém e vereadores descerraram a placa que assinala a requalificação do Largo da Alcáçova

Obra da Câmara Municipal de Santarém custou mais de um milhão de euros e mudou a face do largo junto ao emblemático Jardim das Portas do Sol.

O Largo da Alcáçova, junto ao emblemático Jardim das Portas do Sol, em Santarém, está de cara lavada após as obras promovidas pelo município. A empreitada teve um custo superior a um milhão de euros e incluiu a requalificação da vizinha Avenida 5 de Outubro. A requalificação contemplou a pavimentação do adro em lajedo de pedra calcária, a preservação das olaias e a recuperação do eixo da Avenida 5 de Outubro com o Jardim Portas do Sol, mantendo o número de lugares de estacionamento existentes.
No seu breve discurso, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, salientou o desenho de arquitectura que transmite uma imagem de modernidade à zona. “Esta remodelação tem como objectivo optimizar as potencialidades do espaço, devolvendo-o às pessoas através de um conceito que privilegia a movimentação pedonal e promova a qualificação e identidade desta zona de elevada carga histórica, que acolhe a Igreja de Santa Maria de Alcáçova, o Jardim das Portas do Sol, a Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro e a Casa da Alcáçova”, disse. O autarca classificou o investimento como mais um passo para a revitalização do centro histórico da cidade, a par com outras obras, como a requalificação do Largo Ramiro Nobre e zona envolvente, junto à Igreja de São Nicolau, ou a intervenção na Praça Visconde Serra do Pilar que começou recentemente.
A inauguração decorreu na tarde de sábado, 5 de Novembro, com a presença do presidente da câmara Ricardo Gonçalves, dos vereadores João Leite, Nuno Domingos, Diogo Gomes e Nuno Russo, bem como da deputada Inês Barroso e do antigo deputado Pedro Canavarro. No final assinalou-se a reabertura das igrejas da Alcáçova e de São Nicolau, com um concerto de órgão por David Paccetti na Igreja da Alcáçova.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo