Sociedade | 16-11-2022 17:29

Freguesia de Azambuja reduz em 60% gastos com a festa anual

Freguesia de Azambuja reduz em 60% gastos com a festa anual

Autarquia decidiu romper com o anterior modelo e apostar num festival dedicado à cultura. A primeira edição do Azambuja CultFest foi muito participada durante os três dias e custou menos 41.709 euros do que era habitual.

A Junta de Azambuja reduziu em 60% os gastos com a realização da festa da freguesia, que se realizou de 23 a 25 de Setembro, com a aposta num novo conceito focado na diversidade cultural, revelou esta quarta-feira, 16 de Novembro, o presidente da autarquia, André Salema.

O resultado efectivo da primera edição do Azambuja CultFest "significou um esforço de 28.291 euros por parte desta autarquia" que se traduziu numa "poupança significativa em relação aos últimos festejos de 2019, com uma redução de 60% dos gastos, conseguida com a afluência dos visitantes e o apoio das marcas e patrocínios".

A alteração do modelo da festa da freguesia foi uma decisão da autarquia justificada pela despesa que consideravam elevada- cerca de 70 mil euros- para três dias de festa e duas largadas de toiros e por o anterior modelo não ser aglutinador do comércio local, nem apostar na diversidade cultural.

Para além da questão financeira, tal como O MIRANTE já tinha noticiado, a Junta de Azambuja honrou o compromisso de apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, com o valor de cinco mil euros, proveniente de parte da receita dos ingressos no recinto. No total foram vendidas 4.640 das 5.000 pulseiras disponíveis para os três dias de festival que contou com 15 espectáculos de música, teatro, dança, em dois palcos e cerca de 50 espaços com marcas do concelho de Azambuja, entre outras, de artesanato, street food e bares.

Agradecendo a todos os que colaboraram neste evento, desde autarcas, funcionários, forças de segurança, voluntários e a todos aqueles que se divertiram durante o festival, André Salema adianta que a edição de 2023 já está a ser preparada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo