Sociedade | 21-11-2022 15:00

Mais de mil pessoas com diabetes são seguidas no Hospital de Santarém

Mais de mil pessoas com diabetes são seguidas no Hospital de Santarém
Consulta foi dinamizada pela equipa do Núcleo de Diabetes do HDS

Na consulta direccionada para a população adulta foram seguidos, em 2021, cerca de 1.300 doentes. No mesmo ano foram seguidas cerca de 50 crianças com a doença.

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se comemorou a 14 de Novembro, realizou-se no Hospital Distrital de Santarém (HDS) um rastreio à doença. A iniciativa, que decorreu ao longo do dia no hall de entrada do hospital, contou com a colaboração dos alunos da Escola Superior de Saúde de Santarém.
O HDS disponibiliza duas consultas de diabetes. Na consulta direccionada para a população adulta, foram seguidos, em 2021, cerca de 1.300 doentes. Esta consulta é dinamizada pela equipa do Núcleo de Diabetes, que é actualmente constituída por seis assistentes hospitalares e dois enfermeiros, dois nutricionistas e uma podologista.
Na consulta de Diabetes Pediátrica, criada em 2012, foram acompanhadas mais de 120 crianças/adolescentes na última década. Em 2021 foram seguidas cerca de 50 crianças/adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. A consulta, da responsabilidade do Grupo da Diabetes Pediátrica, tem como objectivo fazer um acompanhamento de proximidade e tem uma incidência anual de cerca de seis crianças/adolescentes. O Grupo da Diabetes Pediátrica é constituído por uma equipa multidisciplinar de pediatras, enfermeiras especialistas, nutricionista, psicólogas e técnica superior de educação e visa uniformizar as intervenções, elaborar normas de procedimento, promover várias iniciativas e realizar acções de formação para profissionais de saúde e corpo docente e não docente das escolas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo