Sociedade | 30-11-2022 15:00

Desarborização e falta de água foram tema em palestra sobre biodiversidade em Tomar

Desarborização e falta de água foram tema em palestra sobre biodiversidade em Tomar

18.ª edição da “Biodiversidade” decorreu na Biblioteca Municipal de Tomar com a presença do biólogo Jorge Paiva, numa iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria.

“Que país é que estamos a deixar às novas gerações? Eu tenho vergonha.” Foi desta forma que o biólogo Jorge Paiva, professor na Universidade de Coimbra, iniciou a sua palestra sobre biodiversidade, organizada pelo Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar.
O tema central da palestra foi “Portugal dendrodescoberto e a perda de biodiversidade e água”, sendo “dendro” um prefixo derivado do grego com o significado de árvore. Para Jorge Paiva, como já não existem serviços florestais, “não há capacidade de rearborizar as áreas montanhosas ardidas, vindo a chuva e a erosão”. “Estamos a ficar sem solo arável e sem capacidade de retenção de água”, alertou o professor.
O especialista sublinhou que grande parte das montanhas portuguesas são já um extenso deserto rochoso. “Éramos um país florestal, mas estamo-nos a transformar num Portugal dendrodescoberto, sem água e com enorme perda de biodiversidade”, vincou.
Jorge Paiva diz que lutou toda a vida para consciencializar a população mais jovem do descalabro ambiental. “Lutei por isso, mas não resultou nada. Fiz mais de 2500 palestras em escolas, mas sinto que não valeu a pena”, desabafou.
O ano passado, Jorge Paiva alertou para as consequências dos seres humanos estarem a destruir as florestas, o maior ecossistema terrestre, tendo apresentado um conjunto de imagens explicativas da origem de várias espécies de animais e plantas e de como os seres humanos estão a contribuir para a sua extinção, destruindo reservas naturais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo