Sociedade | 02-12-2022 12:00

Hospital de Santarém com novo e avançado equipamento de cirurgia vídeo assistida

Hospital de Santarém com novo e avançado equipamento de cirurgia vídeo assistida

Os equipamentos de cirurgia vídeo assistida são utilizados no bloco operatório do Hospital Distrital de Santarém por várias especialidades.

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) adquiriu uma nova e avançada torre de laparoscopia, num investimento que rondou os 120 mil euros. Instalado no bloco operatório, o equipamento é utilizado por várias especialidades e permite ao cirurgião realizar diversos procedimentos cirúrgicos guiados por imagem de vídeo.
De acordo com Natacha Nunes, directora do Bloco Operatório, a cirurgia minimamente invasiva vídeo assistida é uma tendência iniciada há décadas, com desenvolvimento crescente, acompanhada pelo HDS. “A modernização permanente dos equipamentos envolvidos está a par com a expansão da sua utilização pelas diferentes especialidades cirúrgicas, bem como na expansão das indicações cirúrgicas”, afirma a médica.
Os equipamentos de cirurgia vídeo assistida são utilizados no bloco operatório diariamente pelas especialidades de cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e ortopedia, em cirurgia programada e em cirurgia de urgência.
A aquisição do novo equipamento resultou de um plano de investimentos realizado no âmbito de uma candidatura ao Programa Alentejo 2020, que financiou 85 % do valor total. A aposta na diferenciação e inovação técnica tem sido um dos objectivos do actual conselho de administração da instituição.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo