Sociedade | 04-12-2022 07:00

350 profissionais de saúde actualizaram conhecimentos na Jornadas de Cardiologia de Santarém

350 profissionais de saúde actualizaram conhecimentos na Jornadas de Cardiologia de Santarém
Presidente do conselho de administração do HDS, Ana Infante com o director do Serviço de Cardiologia do HDS, Vítor Martins

Cardiologista Vítor presidiu as XXVII Jornadas de Cardiologia de Santarém que juntaram cerca de 350 pessoas, nomeadamente médicos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumonologia.

As XXVII Jornadas de Cardiologia de Santarém foram um sucesso e serviram para cerca de 350 profissionais de saúde actualizarem os seus conhecimentos, o que vai permitir a melhoria das práticas diárias nos hospitais, clínicas e centros de saúde. Quem o diz é Vítor Martins, director do Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), em conversa com O MIRANTE no último dia do evento, realizado no CNEMA a 24 e 25 de Novembro e trouxe pessoas de várias zonas do país.
O evento destinou-se a médicos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia e foi precedido de um curso pré-congresso para médicos sobre a temática da doença coronária – abordagem prática, que teve cerca de 80 inscrições. As jornadas decorreram de uma forma dinâmica, em três salas, e tiveram cerca de duas dezenas de painéis com vários oradores e moderadores.
“Queremos que estas jornadas sejam um recomeço de um encontro marcado pela matriz de saber, partilha de conhecimento e fundamentalmente um reencontro para todos nós”, afirma Vítor Martins, presidente das jornadas que destaca ainda a abordagem durante as jornadas das novas recomendações publicadas no último ano relativamente a temas como a morte súbita, as arritmias ventriculares, a avaliação cardiovascular de doentes com cancro, terapêutica farmacológica de doentes com insuficiência cardíaca, diabetes mas também obesidade e gravidez.
Durante a iniciativa falou-se também sobre protocolos de referenciação à especialidade de cardiologia relacionada com a publicação de importantes documentos no último ano.
Ana Infante, presidente do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, destaca o mérito e o esforço dos médicos que, após um período complexo e exaustivo devido à pandemia, ainda conseguem organizar -se para estas jornadas. “A administração do HDS não pode deixar de louvar o esforço que os seus profissionais demonstram ao realizar estas jornadas. São um momento importante na troca de conhecimentos e a demonstração da vitalidade dos serviços e das suas equipas na busca constante de novos saberes e práticas para melhor tratar os nossos doentes”, realça.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo