Sociedade | 07-12-2022 12:00

Depósitos verticais da Fabrióleo vão ser removidos

Com o encerramento da Fabrióleo ficaram abandonados 13 depósitos com águas contaminadas no interior da fábrica, no concelho de Torres Novas

Operação de desmantelamento da antiga fábrica do concelho de Torres Novas, responsável por várias descargas poluentes, começou a ser realizada. Próximo passo é resolver problema da ETAR e das lamas ácidas das lagoas.

Os 13 depósitos verticais da Fabrióleo com águas contaminadas já foram vendidos, o que significa que a remoção dos líquidos tóxicos dos mesmos deverá acontecer muito em breve. “A operação já começou e iniciou-se com a caracterização dos depósitos, ou seja, foi contratada uma empresa pelo administrador da insolvência para perceber a massa líquida e massa sólida que compõem estes efluentes e o processo todo de remoção”, revelou o vereador João Trindade na última reunião de executivo de Torres Novas.
O autarca recordou que parte dos derrames que aconteceram no último ano tiveram lugar nessa parte da fábrica, pelo que parte do problema ficará resolvido. “É uma excelente notícia”, disse o vereador, esperando que aconteça o mesmo com os resíduos da ETAR (Estação Tratamento de Águas Residuais) e as lamas ácidas das lagoas após a aprovação do Orçamento de Estado.
Recorde-se que a câmara municipal chegou a notificar os donos da empresa para fazerem a descontaminação, que nada fizeram e, entretanto, a firma entrou em insolvência, decretada em Abril deste ano. A Fabrióleo foi mandada encerrar pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) em 2018 na sequência de um conjunto de denúncias e inspecções, num processo que se arrastou pelos tribunais, sofreu várias contra-ordenações, a última aplicada em Abril de 2021 pela APA, com uma multa de 400 mil euros.
Os proprietários da Fabrióleo abriram, entretanto, a Extraoils, em Vendas Novas. Recentemente a Câmara de Vendas Novas considerou “lamentável, recorrente e intolerável” a situação do mau cheiro vivida naquele concelho decorrente de descargas no esgoto público por parte da empresa. A autarquia quer encerrar o colector de descargas da Extraoils.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo