Sociedade | 08-12-2022 12:00

Abrantes com iluminação de Natal reduzida e sem Passagem de Ano

Aumento da electricidade na ordem dos 400% origina contenção de despesas por parte da Câmara Municipal de Abrantes, que também não vai organizar noite de Passagem de Ano devido aos elevados custos associados.

Manuel Valamatos anunciou, na última reunião de câmara, que Abrantes vai ter iluminação com horário reduzido nas ruas durante a quadra natalícia a partir de 6 de Dezembro, acrescentando ainda que, à semelhança do ano passado, não se vai realizar a festa de Passagem de Ano no centro da cidade.
O líder da autarquia referiu-se aos "aumentos de 400% no preço da electricidade de média tensão" para justificar as restrições da quadra festiva “só nos serviços municipalizados tínhamos uma factura na ordem dos 430 mil euros anuais e a previsão neste momento é de um milhão e 600 mil euros. São valores brutais”, vincou.
O município tem procedido à substituição de milhares de luminárias antigas por leds. "Vamos continuar esse trabalho com uma gestão digital e simplificada", garantiu o autarca, revelando que este ano a cidade terá uma iluminação só com leds. "Não iremos ter lâmpadas de outro tipo para diminuir o consumo e iremos reduzir o tempo em que a iluminação de Natal estará em funcionamento", revelou.
Quanto à passagem de ano, que em 2021/2022 também não se realizou, Manuel Valamatos deu como justificação o preço proibitivo que ficaria alugar uma tenda gigante para o evento. “Nem é pela montagem do palco ou os artistas a contratar, mas pelo facto de ser inevitável termos de alugar, mais uma vez, uma tenda gigante. Custa muito dinheiro, para além dos constrangimentos de montagem e desmontagem”, afirmou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo