Sociedade | 09-12-2022 17:33

Greve de professores fechou escolas em Alverca

Greve de professores fechou escolas em Alverca
FOTO DR

Noutros estabelecimentos de ensino foram sentidas perturbações ao longo do dia.

Várias escolas do concelho de Vila Franca de Xira estiveram fechadas ou a sofrer perturbações nos horários lectivos durante esta sexta-feira, 9 de Dezembro, devido à greve dos professores.

Dois casos onde as escolas fecharam totalmente e os alunos foram enviados para casa foi a escola Pedro Jacques Magalhães e a Escola Básica e Jardim de Infância da Malvarosa, ambas em Alverca. Vários agrupamentos de escolas já tinham enviado comunicados aos pais avisando da possibilidade de não haver condições para abrir as portas das escolas, quer no dia 9 quer nos seguintes, caso a greve continue. O protesto, convocado por tempo indeterminado, é justificado pelos docentes com a luta contra as recentes propostas avançadas pelo Ministério da Educação, nomeadamente sobre a gestão e recrutamento dos professores pela sua graduação e sem perfis ou mapas como anteriormente avançara a tutela.

Os docentes reivindicam também o aumento de salário que compense a inflação, a vinculação dos contratados e a contagem de todo o tempo de serviço docente e de acesso aos quinto e sétimos escalões, sem quotas.

Os professores exigem também com este protesto o respeito e a dignificação das carreiras. O protesto foi convocado pelo Sindicato de Todos os Professores (STOP) que afirma que a greve é uma forma de luta inédita no país por não ter prazo de conclusão. Os restantes sindicatos não aderiram ao protesto mas convocaram uma manifestação para Março de 2023 e vigílias por todo o país.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo