Balcão SNS24 em 14 freguesia do concelho de Santarém
Protocolo entre as juntas de freguesia e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde foi assinado na Escola Superior de Saúde de Santarém.
Catorze juntas de freguesia do concelho de Santarém vão passar a disponibilizar o Balcão SNS24, que possibilita aos utentes um acesso mais fácil aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente renovar receitas de medicação crónica, marcar consultas, consultar resultados de exames ou fazer uma teleconsulta. O protocolo entre as juntas de freguesia e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que vai permitir a implementação desse serviço, foi assinado no dia 13 de Dezembro, durante a sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital dedicada ao tema “Saúde”, que decorreu na Escola Superior de Saúde de Santarém.
Presente na iniciativa, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, referiu que se trata de “um serviço muito importante para todos nós e que vai permitir estar mais próximo das populações”. A sessão dedicada à Saúde deu a conhecer projectos à escala nacional e local que visam promover a capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030. Ricardo Gonçalves deu os parabéns à organização por capacitar em termos digitais a nossa população e referiu que “os países que promovem as capacitações digitais são diferenciadores e é necessário investir para nos tornarmos um país com mais futuro”.
Já o vice-presidente da câmara, João Leite, considerou que “iniciativas como esta de descentralizar e ir ao encontro do nosso território, permitem partilhar conhecimentos, experiências e desta forma, estamos a capacitar as empresas e entidades aqui presentes, mas também os jovens que estão aqui”.
Na sessão esteve também Margarida Tavares, secretária de Estado da Promoção da Saúde, que realçou a importância da literacia em saúde como uma ferramenta central para a promoção e protecção da saúde e prevenção da doença.