Sociedade | 15-12-2022 17:15

Caudais lançados no Tejo estabilizaram mas mantêm-se constrangimentos na região

Caudais lançados no Tejo estabilizaram mas mantêm-se constrangimentos na região
FOTO - Facebook Ricardo Gonçalves

Comando Distrital de Operações de Socorro espera que, nas próximas horas, os caudais do Tejo se mantenham em níveis próximos aos que levaram ao alagamento de zonas ribeirinhas e vias nos últimos dias.

Os caudais lançados pelas barragens no Tejo estabilizaram, mas, segundo a Proteção Civil, “o escoamento de água será lento”, devido à chuva e à saturação dos solos, mantendo-se os constrangimentos em vias e zonas ribeirinhas no distrito de Santarém.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém refere que, dada a manutenção dos caudais lançados pelas barragens no rio Tejo, não se prevê uma variação significativa da altura hidrométrica, podendo, contudo, haver alterações devido à pluviosidade e ao escoamento em toda a bacia hidrográfica.

Assim, o CDOS espera que, nas próximas horas, os caudais do Tejo se mantenham em níveis próximos aos que levaram ao alagamento de zonas ribeirinhas e vias nos últimos dias. Mantendo a recomendação aos cidadãos para não atravessarem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, a tomarem medidas preventivas e a manterem-se informados, a Proteção Civil distrital actualizou, a meio da manhã, os pontos afectados pela subida do nível da água.

No concelho de Santarém mantém-se submersa a Estrada Nacional (EN) 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho (Golegã), na Ponte do Alviela, a EN 365-4 na Ponte dos Alcaides, em S. Vicente do Paul, a Estrada Municipal (EM) 1348, que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira (com lençóis de água), a EN 114-2 entre Vale de Moinhos e Almoster, a rua de Marvila, na ligação Ominas/Caneiras (condicionada por lençol de água), e a rua de Santo André, na ligação Quinta do Boial/Santarém.

No município de Abrantes, encontra-se submersa a zona ribeirinha de Alvega (estação de canoagem), a estrada do campo em Tramagal e a margem do Tejo na União de Freguesias de Alvega e Concavada.

Em Ferreira do Zêzere está submersa a EM 521, em Constância mantém-se inundada parte do parque de estacionamento junto ao rio Zêzere (10%) e está submerso o caminho agrícola Coutada/Tramagal e, na Golegã a Estrada dos Lázaros (Caminho Municipal 1 e EN365), a Estrada das Braquenizes (VCE/Golegã), Rabo dos Cágados (EN365) e a Estrada de Vale Pintos (EN243).

Em Alpiarça continua condicionada a EM 1360, na ligação Quinta da Torre/Quinta da Lagoalva, e também a estrada do Mouchão Inglês (EM 1372), a praia fluvial do Patacão e a rua Pedro Álvares Cabral, na zona industrial, enquanto no concelho de Almeirim estão condicionadas as estradas rurais ER-A2 entre Benfica do Ribatejo e a EN 368, por falta de drenagem, e a ER-A5 entre a EN 368 e o Porto da Courela, por transbordo do Tejo.

Em Coruche, estão submersas a EN 251 Coruche/Couço (com corte na rotunda Monte da Barca), a EM 1427 (Fajarda /Biscainho), a Estrada de Meias (Coruche/Azervadinha), a rua Paul Coruche e a EN 251 (Montinhos Pego/Couço), em quatro pontos.

No concelho de Benavente, estão condicionadas a EM 1456 (Estrada do Campo), a estrada da Asseiceira (EN118-1/EM 515), a estrada do Convento do Jericó (EN118/Salvaterra), a EM515 Benavente/Barrosa, a estrada D’el Rei (EN118/Foros de Salvaterra), estando submersas as estradas do campo EM 14-56 e a municipal 515 (Paúl do Trejoito).

Estão ainda condicionadas, no concelho do Cartaxo, a rua Fernando Jaime da Costa, a EN 3-3 entre Ponte do Reguengo e Valada e a EN 3-2 entre Ponte do Reguengo e Setil e, em Salvaterra de Magos, a rua Miguel Torga (em Marinhais) e a estrada do Furo (em Foros de Salvaterra).

Na terça-feira de manhã, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, no nível Amarelo, devido ao “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo, especialmente nos provenientes de Espanha”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo