Sociedade | 15-12-2022 07:00

Uma das maiores pistas de slot car está na Póvoa de Santa Iria

Uma das maiores pistas de slot car está na Póvoa de Santa Iria
Tiago Alves, Sofia Crispim e José Pedro Gil são três dos rostos do Bela Vista Slot Clube, da Póvoa de Santa Iria

Automóveis à escala 1/32 têm motores que chegam a atingir 20 mil rotações por minuto. Bela Vista Slot Clube organiza anualmente uma prova de resistência de 24 horas

Tem um perímetro de 43 metros, seis calhas, centenas de metros de cablagens eléctricas e electrónicas e é uma das maiores pistas de slot car (carros de calha) do país. Está instalada numa garagem da Póvoa de Santa Iria onde está sediado o Bela Vista Slot Clube. O clube nasceu em 2015 fruto da paixão do advogado José Pedro Gil, 57 anos, natural da Póvoa de Santa Iria e já agrega mais de duas dezenas de pilotos.

Tem dado nas vistas por promover provas distintas: desde recriações fiéis de antigas competições - como o circuito de Vila Real ou a mítica Targa Florio - até às desafiantes 24 horas, onde os carros à escala 1/32, réplicas fieis dos automóveis de Le Mans, chegam a dar 6.500 voltas ao circuito, qualquer coisa como 240 quilómetros sem parar. E com um bónus: quando a noite cai o espaço fica às escuras e a pista iluminada como na vida real. Para se ter uma noção do tamanho do espaço, basta ver o vídeo que O MIRANTE publicou.

À pista da Póvoa de Santa Iria têm chegado quase todas as semanas pilotos de todo o país para treinar, competir ou apenas tomar um café e falar de automóveis.

*Leia a reportagem na edição semanal em papel desta quinta-feira, 15 de Dezembro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo