Mau funcionamento do centro de saúde indigna autarcas de Samora Correia

O funcionamento da USF de Samora Correia foi assunto na última assembleia municipal, com o presidente da junta a considerar que está ser prestado um mau serviço. Há médicos, há condições mas os utentes são encaminhados para outras unidades.
O presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Augusto Marques, lamentou o mau funcionamento da Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia, que apesar de ter médicos e boas condições não está a dar uma resposta adequada aos utentes que procuram uma consulta aberta.
“O centro de saúde está a funcionar muito mal e não consigo perceber o que se está a passar. Aquilo que estão a fazer às pessoas não se faz. A USF tem médicos, boas condições para trabalhar, tem tudo para dar uma boa resposta”, afirmou o autarca da CDU na última sessão da Assembleia de Freguesia de Samora Correia, após a eleita do PSD, Paula Rego, ter alertado para a inexistência de consultas para situações urgentes e do encaminhamento de utentes para o Centro de Saúde de Benavente e de este, por sua vez, os encaminhar de volta para Samora Correia. Isto, sublinhou a eleita, em alturas em que o Centro de Saúde de Samora Correia está “vazio, sem ninguém” e com pessoas a quererem ser consultadas.
Ressalvando que o problema da Saúde é nacional e ultrapassa a esfera das competências de uma junta de freguesia, Augusto Marques adiantou que deu conhecimento da situação ao presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, e pediu que fossem tomadas diligências. Isto porque, sustentou, o Centro de Saúde de Benavente só tem que atender os utentes de Samora Correia após o encerramento da USF que funciona das 08h00 às 22h00. Também Paula Rego salientou que se trata de um problema nacional mas que cabe aos autarcas e eleitos locais defender os interesses e a saúde dos seus cidadãos.