Curso para avaliar prioridades na urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Centro Hospitalar do Médio Tejo ministrou um curso de Triagem de Prioridades de Manchester, um processo que avalia o nível de urgência de cada paciente.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) realizou mais um curso de Triagem de Prioridades na Urgência, uma formação que teve como objectivo capacitar os profissionais de saúde para a realização da Triagem de Prioridades de Manchester, que faz a selecção de pacientes utilizando um código de cores (vermelhas, laranjas, amarelas, verdes e azuis).
O processo define níveis de prioridade e identifica critérios de gravidade de uma forma objectiva e sistematizada, indicando a prioridade clínica com que o doente deve ser atendido, e o respectivo tempo que é recomendado até à primeira observação médica. O curso teve uma duração de sete horas e incluiu a análise de casos clínicos, a realização da Triagem em situação de catástrofe e avaliação dos formandos.
Ametodologia de triagem das prioridades surgiu em 1997, na cidade de Manchester, em Inglaterra. Rapidamente passou a ser utilizada à escala global nos serviços de urgência hospitalares dada a sua eficiência.