Sociedade | 27-12-2022 07:00

Médio Tejo adjudica sistema de bicicletas partilhadas

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai investir quase 2 milhões de euros num projecto de mobilidade sustentável que conta com financiamento da União Europeia. A caminho vêm mais de 250 bicicletas eléctricas.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vai investir 1,8 milhões de euros num sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas, tendo adjudicado a empreitada à empresa CME - Construção e Manutenção Electromecânica, S.A.. No âmbito do projecto, que conta com uma comparticipação de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), os 11 municípios do Médio Tejo envolvidos vão receber mais de 250 bicicletas eléctricas, que ficarão disponíveis nas 67 estações definidas no estudo sobre a rede intermunicipal de percursos clicáveis, elaborado pela CIM Médio Tejo, com sede em Tomar, em colaboração com as diferentes autarquias.

No global, segundo a CIM, "nesta primeira fase do projecto, prevê-se a aquisição de 252 bicicletas elétricas e 45 bicicletas convencionais", sendo "implementadas no território 67 estações de parqueamento e carregamento, 466 docas e 14 quiosques”, distribuídas por 11 concelhos do Médio Tejo. Abrantes e Sardoal são os municípios do Médio Tejo que não integram o projecto. A CIM antecipa que o arranque do serviço "ocorra ainda durante o ano de 2023".

Em comunicado, a CIM do Médio Tejo refere "estar atenta" às "questões ambientais e à importância da descarbonização da região", sendo este sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas "mais um passo significativo" nesse âmbito. O projecto "surge no âmbito do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo" e tem uma "estratégia assente no desenvolvimento da mobilidade clicável e que prevê um conjunto de medidas de intervenção e de promoção dos modos suaves". O contrato de adjudicação prevê a “obrigação de integração com outros sistemas de bicicletas de uso público de âmbito municipal, designadamente os sistemas previstos para as cidades de Torres Novas e Entroncamento”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo