Sociedade | 01-01-2023 10:00

Desabamento de terras em Arcena preocupa moradores

Desabamento de terras em Arcena preocupa moradores

Consequências das chuvas fortes das últimas semanas continuam por resolver e quem vive na zona teme que o muro de contenção de terras não aguente muito mais a pressão das terras.

Um desabamento de terras na Rua das Faias em Arcena, Alverca do Ribatejo, destruiu parcialmente o muro de contenção que ali existia e a situação está a preocupar os moradores.

As chuvas fortes e frequentes das últimas semanas ensoparam a encosta que cedeu e causou demasiada pressão sobre os muros gerando agora alarme na comunidade, havendo quem tema que a continuar o tempo chuvoso a restante encosta venha também parar à estrada. Do outro lado da via existem casas e teme-se que a terra possa mesmo vir a causar danos maiores se nada for feito rapidamente. Com medo do que possa acontecer já praticamente ninguém da rua estaciona os carros junto ao muro e a O MIRANTE alguns moradores dizem que foi milagre não estar a passar ninguém no passeio nem estar nenhum carro estacionado no local no momento do desabamento de terras, o que habitualmente acontece.

Os moradores explicam que o muro há muito andava a mostrar sinais de erosão mas que a falta de intervenção das entidades locais levou ao cenário actual. Ainda para mais, queixam-se os moradores, não é a primeira vez que a encosta da rua das Faias em Arcena dá este tipo de problemas. Ao nosso jornal a junta de freguesia esclarece que a fiscalização do município já esteve no local e que todas as diligências estão a ser tomadas para que a situação possa ser resolvida. No entanto, uma vez que o muro derrubado pela chuva é propriedade privada, o processo pode vir a ser um pouco mais demorado já que implicará a notificação do proprietário para a limpeza e resolução do problema que, caso não o faça, poderá ser alvo de notificação para obras coercivas ou, no limite, realizadas pela câmara com os custos a serem imputados aos donos do terreno.

De 7 a 13 de Dezembro, recorde-se, foram registadas pela Protecção Civil Municipal no concelho de Vila Franca de Xira 175 ocorrências, sobretudo deslizamentos de terras, prédios alagados, carros e garagens submersas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo