Sociedade | 04-01-2023 07:00

CHMT percorreu 255 mil quilómetros em 4 anos para cuidar dos utentes do Médio Tejo

CHMT percorreu 255 mil quilómetros em 4 anos para cuidar dos utentes do Médio Tejo
Centro Hospitalar do Médio Tejo celebrou quatro anos de hospitalização domiciliária com mais de 600 internamentos. Foto CHMT

Centro Hospitalar do Médio Tejo celebra quatro anos de hospitalização domiciliária superando meta de 600 internamentos. Prestação de cuidados de saúde é garantida 24 horas por dia, todos os dias do ano, por uma equipa multidisciplinar.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) comemora quatro anos de existência. Durante o período, mais de 600 utentes do Médio Tejo receberam cuidados de saúde a partir do conforto do seu lar. O marco das mais de seis centenas de internamentos foi atingido a partir das seis camas “virtuais” que o CHMT disponibiliza desde 2018.
O público-alvo deste modelo de assistência hospitalar centra-se numa população maioritariamente idosa, com elevada prevalência de doenças crónicas e com diversas patologias. As patologias mais frequentes são as infecções respiratórias, urinárias, dos tecidos moles, as úlceras e erisipelas nos membros inferiores, osteomilite e endocardite. A unidade também já prestou cuidados de saúde em casa a utentes com doença pulmonar obstrutiva crónica agudizada, a doentes portadores de insuficiência cardíaca descompensada, e a doentes com cancro, em fase paliativa ou com episódios infeciosos.
Nos primeiros onze meses de 2022 o CHMT prestou assistência em modelo de hospitalização domiciliária a 132 doentes, registando-se uma taxa de ocupação das camas superior a 93%. Em média, os utentes estiveram internados ao domicílio um período de 12,8 dias.

255 mil quilómetros percorridos
A equipa de Hospitalização Domiciliária do CHMT é composta por sete médicos – um médico em permanência e uma equipa de seis clínicos de prevenção –, cinco enfermeiros, que são apoiados por outros cinco profissionais de saúde (assistente operacional, assistente social, assistente técnico, farmacêutico, nutricionista e um administrador hospitalar responsável). A unidade tem alocada uma viatura automóvel que ao longo dos últimos quatro anos percorreu 255 mil quilómetros a levar mais saúde aos doentes internados..

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo