Fundo francês investe dez milhões em Benavente
Edifício industrial situado no Parque Industrial de Vale Tripeiro destina-se à produção de hidrogénio verde.
Um edifício industrial de produção de hidrogénio verde situado no Parque Industrial de Vale Tripeiro, em Benavente, onde em tempos funcionaram empresas como a Martifer, foi comprado este mês pelo fundo francês Corum Eurion por dez milhões de euros.
O espaço foi construído em 2004 e alvo de remodelações em 2021 e 2022. O edifício estava ocupado pela portuguesa Fusion Fuel, fundada em 2018 e filial da Fuel Green PLC, empresa cotada na bolsa de valores norte-americana (NASDAQ) e cuja actividade está ligada às vendas de tecnologia energética e na produção de hidrogénio verde.
Esta é a terceira propriedade adquirida por este fundo em Portugal desde o final de 2021 e a pretensão para as instalações industriais de Benavente é apostar num sistema chamado “sale and leaseback”, ou seja, em que uma empresa que venda um activo pode alugá-lo novamente a quem o compra sem ter de abandonar as instalações.
A unidade industrial produz energia renovável em regime de autoconsumo e estações de carregamento de veículos eléctricos. O fundo imobiliário entrou em Portugal em 2014 e já investiu mais de 100 milhões de euros em quatro edifícios nacionais, incluindo agora Benavente.