Sociedade | 09-01-2023 18:00

Pista de pesca de Benavente foi por água abaixo com cheias de Dezembro

Pista de pesca de Benavente foi por água abaixo com cheias de Dezembro
Cheias de Dezembro inundaram terrenos junto ao Sorraia e deixaram a pista de pesca totalmente submersa

A falta de manutenção e de segurança de alguns pesqueiros de cimento há muito mereciam queixas dos pescadores e agora as cheias vieram estragar o que existia.

A pista de pesca de Benavente, carinhosamente chamada de “Ginásio dos Barbos”, esteve com pouca ou nenhuma manutenção no último ano o que gerou queixas da comunidade de pescadores da vila agora as cheias de Dezembro vieram dar o golpe de misericórdia no espaço, deixando-o agora totalmente submerso. Teme-se que muitos dos 42 pesqueiros - um conjunto de pontões de cimento construídos pela câmara em 2014 de 10 em 10 metros - não tenham aguentado a força da enxurrada e tenham ficado destruídos, o que já aconteceu no Inverno de 2021 quando outra cheia de menor dimensão destruiu e deixou em situação precária diversas dessas estruturas.
“É muito desanimador ver o estado em que ficou agora. Para nós a pista era uma mais-valia, quer em termos de competição quer para treinar. A falta de condições dos pesqueiros era o que mais nos preocupava”, explica a O MIRANTE Roberto Agostinho, presidente da secção de pesca do Grupo Desportivo de Benavente (GDB). A pista foi criada em 2012 depois de uma forte pressão da comunidade pesqueira, em particular da secção de pesca do GDB, e representou um investimento municipal a rondar os seis mil euros, mas quem ali pescava diz que o espaço se encontrava sem manutenção e praticamente ao abandono há mais de um ano.
A junta e a Câmara de Benavente não se entendem sobre quem tem a responsabilidade de zelar pelo local. A junta tomou conta do espaço até às últimas eleições autárquicas mas no novo acordo de delegação de competências assinado com a câmara a pista deixou de figurar na lista de equipamentos desportivos e de lazer afectos à gestão da junta, tornando-a, por exclusão de partes, num equipamento da responsabilidade do município.
“Que eu saiba porque oficialmente ninguém me transmitiu, a manutenção da pista está delegada à Junta de Benavente. Se a junta fez chegar à câmara que já não quer a manutenção do espaço a mim não me chegou nada”, explica Hélio Justino, vereador com o pelouro do desporto a O MIRANTE. A pista chegou a receber campeonatos nacionais e regionais e foi palco de treino para atletas de todo o país.

Falta de segurança afasta pescadores
Com receio da insegurança dos pesqueiros de cimento e da falta de manutenção, os pescadores do GDB deixaram de usar o local para treinar. Tentando resolver o problema, a Câmara de Benavente realizou um investimento em 2021 para colocar, a título experimental, dez pesqueiros de madeira, para depois gradualmente substituir os restantes. “A pista começou a deteriorar-se aos poucos até ficar desta maneira. Reunimos várias vezes com a câmara e a junta para falar do assunto e tentarmos chegar a uma solução para o problema. Como não tinha condições de pesca nem segurança acabámos por deixar de frequentar o espaço”, explica Roberto Agostinho. Além da falta de manutenção também uma praga de jacintos não controlada tornou a pista impraticável.
O vereador Hélio Justino garante que a experiência de colocar 10 pontões de madeira na pista terá sido bem sucedida, mas só, quando o caudal das águas baixar será possível realizar uma nova avaliação ao local e ver se as estruturas resistiram à força das águas. “O objectivo é repor as condições da pista, quer no alinhamento dos pesqueiros quer na sua substituição, que foi o que ficou combinado com a junta e o grupo desportivo”, explica, garantindo que é intenção da câmara recuperar e dinamizar o espaço.
“Está incluído num projecto mais ambicioso que aguarda candidatura a fundos comunitários e onde já avançámos com o projecto de criação de rotas pedestres, ciciáveis e equestres junto ao rio Sorraia. Parte do projecto envolve a construção de alguns passadiços e a intenção é incluir a pista de pesca nesse projecto”, conclui o vereador.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo