Sociedade | 17-01-2023 12:00

Intervenção na ribeira de Rio de Moinhos vai avançar

Intervenção na ribeira de Rio de Moinhos vai avançar

Empreitada vai repor as condições danificadas pela passagem do fenómeno meteorológico "Elsa", que ocorreu entre os dias 16 e 20 de Dezembro de 2019. Inclui a construção de pequenos açudes de rega, diversas passagens hidráulicas e pontões.

Foi aprovada na última reunião da câmara de Abrantes a empreitada da requalificação da ribeira de Rio de Moinhos, com o preço base de cerca de 2,7 milhões de euros. É uma obra que pretende requalificar um troço do curso de água junto das localidades de Pucariça, Arco, Aldeinha e Rio de Moinhos, para repor as condições danificadas pela passagem do fenómeno meteorológico "Elsa", que ocorreu entre os dias 16 e 20 de Dezembro de 2019. Inclui a construção de pequenos açudes de rega, diversas passagens hidráulicas e pontões.

Também vão ser realizadas obras de desobstrução, regularização dos cursos de água e controlo de cheias, incluindo a recuperação da qualidade das massas de água, a protecção dos ecossistemas, a promoção da biodiversidade e a promoção da defesa contra cheias de pessoas e bens. A empreitada é financiada em dois milhões de euros ao abrigo do programa COMPETE 2020, após a candidatura apresentada pelo município ao "Apoio à Transição Climática, Reabilitação da Rede Hidrográfica, Eixo VII-REACT-EU FEDER". A autarquia vai investir ainda cerca de 700 mil euros dos cofres municipais. O prazo previsto para a execução da obra é de 270 dias.

Texto desenvolvido na próxima edição impressa de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo