Sociedade | 20-01-2023 12:00

VFX nomeia representante para comissão que acompanhará fecho de aterro

Encerramento de Mato da Cruz é uma reivindicação da comunidade com mais de uma década

A vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Marina Tiago, foi a escolhida pelo município para representar a câmara na nova comissão de acompanhamento local do aterro sanitário de Mato da Cruz.

A designação do nome da autarca para a comissão foi solicitado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. A expectativa é que a comissão possa vir a acompanhar o encerramento gradual do aterro sanitário, uma medida há muito reivindicada pela comunidade. Nas suas faltas e impedimentos o município será representado por Catarina Conde, directora do departamento municipal de ambiente e espaço público. A proposta foi aprovada por maioria em reunião de câmara com a abstenção da CDU.

O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, voltou a defender a importância da comissão na fiscalização dos impactos causados pela exploração da pedreira mas também como forma de acompanhar o processo de selagem de algumas células do aterro. “No mandato anterior foi criada uma comissão informada mas ter saído agora legislação sobre isto dá mais poder à comissão para actuar. Embora ainda seja cedo para falar dela”, notou.

O fecho do aterro sanitário é há muito reclamado pela comunidade. No final de 2022 foi a vez do executivo da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho também manifestar a vontade de que aquele equipamento feche portas rapidamente.

“Da anterior reunião que tivemos (com a Valorsul) foi-nos dito que uma das células está fechada, outra em vias de encerrar e a terceira esteve a receber resíduos por causa da paragem da central de incineração de São João da Talha. Foi uma manutenção violenta porque nunca tinha recebido uma intervenção de monta e naquelas semanas o trânsito de camiões de lixo foi muito acentuado para Mato da Cruz”, explicou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo