Sociedade | 22-01-2023 10:00

Presidentes de junta queixam-se de faltas de apoio em Fórum das Freguesias

Presidentes de junta queixam-se de faltas de apoio em Fórum das Freguesias
Autarcas aproveitaram Fórum das Freguesias, organizado pela ADIRN, para se queixaram dos principais problemas que afectam os seus territórios

Juntas de Freguesia de Riachos e de Pedrógão queixam-se da falta de apoios na área da cultura e pedem financiamento para a construção de novos espaços ou a requalificação dos existentes. Desabafos ocorreram num debate promovido pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.

Os presidentes de duas freguesias do concelho de Torres Novas aproveitaram o Fórum das Freguesias, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN), no sábado, 14 de Janeiro, em Torres Novas, para reivindicarem alguns aspectos que fazem falta às suas populações. A falta de espaços cobertos e os custos para a construção de espaços culturais foram os principais problemas apontados.
António Jorge, presidente da Junta de Freguesia de Riachos, revelou a necessidade de financiamento para a requalificação dos espaços cobertos já existentes e para a realização de eventos, admitindo que a falta de infraestruturas é impedimento para a realização de iniciativas. O presidente da Junta de Pedrógão, Paulo Simões, abordou o mesmo tema sublinhando que é essencial a localidade ter um pavilhão para dinamizar actividades para a população.
Sobre respostas sociais, o presidente da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, em Ourém, apontou a falta de condições para fixar populações nas aldeias. Referiu a existência de uma unidade de saúde nova na localidade que continua por inaugurar por falta de médicos.

Fixação de jovens é prioridade
Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN, explicou que as faixas etárias abaixo dos 24 anos e entre os 24 e os 65 anos são as que mais abandonam a região do Ribatejo Norte. A fixação de jovens nas zonas rurais é uma das principais prioridades da associação, através da criação de diversos apoios e de serviços básicos para a população e visitantes, de forma a tornar o território mais atractivo. Um elemento do público interveio no debate, relembrando a falta de lares e centros de dia na região, pedindo que “se olhe para os jovens, mas não se esqueçam os idosos”. Jorge Rodrigues assinalou que o financiamento no âmbito social, concretamente para a criação ou ampliação de lares, não é possível de momento por não estar contemplado no quadro actual de financiamento da associação.

Fórum reuniu empresários e políticos

O auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebeu o evento Fórum das Freguesias, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN). Pedro Ferreira e Jorge Rodrigues representaram a associação, na condição de presidente e de coordenador, respectivamente. No decorrer do fórum foram apresentados vários projectos que promoveram ou promovem o território. A iniciativa abriu com um discurso de Pedro Ferreira, também presidente da Câmara de Torres Novas, que aplaudiu a adesão de participantes no evento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo