Sociedade | 24-01-2023 10:00

Factura da água em Tomar volta a sofrer novo aumento

agua abastecimento
foto dr

Depois de um aumento na factura da água de cerca de 22% a meio do ano passado, no âmbito da reestruturação da Tejo Ambiente, os munícipes de Tomar vão ter um novo aumento de cerca de 7% este ano.

O aumento de 22% na factura da água em Tomar foi anunciado há cerca de seis meses, mas a tarifa vai novamente aumentar cerca de 7%, segundo explicou Anabela Freitas (PS), presidente da autarquia, em sessão camarária. Recorde-se que o aumento de 22% se deveu à revisão do Estudo Viabilidade Económica e Financeira (EVEF) da empresa intermunicipal Tejo Ambiente.

Anabela Freitas, questionado pela oposição PSD, explicou que todos os anos há um aumento da tarifa, independentemente de já ter existido um extraordinário, e que os 7% é a tarifa mínima exigida pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos). A presidente sublinhou que, de acordo com sugestão da ERSAR, decidiram aumentar a tarifa em cerca de 7% no abastecimento de água e cerca de 8% em relação aos resíduos. Embora a empresa intermunicipal tenha tido resultados negativos nos seus dois primeiros anos de actividade, Anabela Freitas diz que não está previsto o município atribuir subsídios este ano para suportar os prejuízos da empresa constituída por capitais unicamente públicos.


Na apresentação do novo EVEF, em Junho de 2022, Anabela Freitas salientou que é importante todos contribuírem para a sustentabilidade ambiental e social dos serviços públicos e garantiu que os municípios se mantêm unidos e comprometidos com o projecto Tejo Ambiente.


Texto desenvolvido na próxima edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo