Sociedade | 24-01-2023 18:00

Igreja preparada para tomar medidas em relação aos abusos

Igreja preparada para tomar medidas em relação aos abusos

Relatório da Comissão Independente que estuda os casos de abusos na Igreja ainda está em desenvolvimento. Conferência Episcopal disse em Fátima estar preparada para tomar medidas.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) assegura estar preparada para “tomar medidas adequadas” que se imponham pelo relatório da Comissão Independente que estuda os casos de abusos na Igreja, mas recusa apontar uma expectativa sobre os resultados do documento.
“A expectativa é a de que façam um estudo sério, independente, com toda a competência e esperamos pelos resultados. Neste momento não temos dados, ninguém os tem”, disse, em Fátima, o secretário da CEP, no dia em que se cumpre um ano sobre a apresentação da equipa liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht.
O relatório será apresentado a 13 de Fevereiro, em Lisboa, e nesse mesmo dia a Conferência Episcopal emitirá um comunicado com a sua primeira reacção. O documento ser-lhe-á entregue por Pedro Strecht no dia anterior.
Entretanto, para 3 de Março, está convocada uma Assembleia Plenária do episcopado católico português, para uma análise mais profunda do documento preparado pela Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.
“O que vier estaremos preparados para tomar medidas adequadas. Vamos esperar com toda a serenidade e confiança no trabalho da Comissão”, acrescentou o padre Manuel Barbosa.
A comissão começou a receber testemunhos a 11 de Janeiro de 2022 e, no dia 15, menos de uma semana depois, já validara 102 dessas denúncias. Meses depois, a 11 de Outubro, a Comissão Independente, naquela que foi a sua última comunicação pública de dados, anunciou que já validou 424 testemunhos assumindo que a maior parte dos crimes reportados já prescreveu. Dezassete dos casos, contudo, haviam sido já comunicados ao Ministério Público.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1596
    11-01-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1596
    25-01-2023
    Capa Médio Tejo