Ruínas do Palácio da Flamenga em Vialonga transformadas em apartamentos

Imóvel devoluto que é palco de prostituição e tráfico de droga vai ser abrangido pela estratégia local de habitação definida para o espaço do antigo sanatório, palácio e terrenos adjacentes.
As ruínas do antigo Palácio da Flamenga em Vialonga vão dar origem a apartamentos de uso público e serviços, como as futuras instalações da junta de freguesia da vila. A garantia foi deixada na última semana em reunião de câmara pela vice-presidente do executivo, Marina Tiago.
O imóvel está referenciado na estratégia local de habitação do município e integra o sanatório, palácio e terreno adjacente. Um acordo de colaboração celebrado entre Vila Franca de Xira e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) em Dezembro de 2021 permitirá salvaguardar e rentabilizar aquele edificado situado perto da Quinta da Flamenga e vai ser afectado à função habitacional e a outros fins públicos.
“No âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social prevê-se a transmissão gratuita do sanatório da Flamenga do Estado para o património do município e a transferência tem em vista a promoção municipal de habitação, garantindo o direito de acesso à habitação aumentando os fogos públicos”, explicou a autarca.
A ideia do município é integrar o palácio na malha urbana de Vialonga, salvaguardando e recuperando o edificado e disponibilizando habitação a custos controlados para quem mais precisa.