Alunos pedem à Câmara de Azambuja um telheiro para poderem brincar em dias de chuva
Turma do quarto ano da Escola Básica 1 de Aveiras de Cima foi à reunião do executivo municipal de Azambuja pedir um espaço coberto no recreio, ares condicionados e estores nas salas de aula.
Os alunos da turma C do quarto ano da escola básica do Agrupamento de Escolas Vale Aveiras foram à reunião da Câmara de Azambuja, realizada a 17 de Janeiro, pedir melhores condições nos estabelecimentos de ensino e na freguesia de Aveiras de Cima. Numa carta subscrita por todos e lida por João Francisco, de 9 anos, os alunos pediram à autarquia liderada por Silvino Lúcio a construção de um telheiro no recreio para que possam, em dias de chuva, passar os intervalos a brincar ao ar livre. Actualmente, explicaram, por não terem nenhuma área coberta no pátio, têm que ficar dentro do refeitório quando está mau tempo.
As crianças pediram ainda a substituição do piso em terra no pátio por outro, a melhoria das refeições escolares, a instalação de ares condicionados nas salas, que no “Verão são demasiado quentes”, e de estores para que consigam visualizar os quadros com maior facilidade. Para a freguesia de Aveiras de Cima, os alunos sugeriram ao executivo a colocação de uma protecção na ribeira que passa pelo Parque da Milhariça “para garantir maior segurança”, a criação de caminhos pedestres, de mais zonas de estacionamento, o melhoramento de estradas, a colocação de mais ecopontos, a requalificação do cinema e mais médicos de família.
Depois de ouvir os alunos que assistiram à reunião no âmbito do projecto municipal Viagens do Zambujinho, Silvino Lúcio disse que iria tentar dar resposta a todos os pedidos. Quanto ao cinema, uma obra há muito reclamada pela população, o autarca socialista adiantou que o projecto está concluído e que a empreitada avançará quando a câmara municipal tiver “condições financeiras”.