Consultas alternativas às urgências no hospital de VFX já atenderam 357 utentes
Modalidade “consulta aberta” quer evitar tempos excessivos de espera nas urgências
Desde que foi criada em Novembro do ano passado, o modelo de “consulta aberta” do Hospital de Vila Franca de Xira já atendeu 357 utentes, segundo nota de imprensa daquela unidade de saúde. Os utentes dispensaram o atendimento na urgência de adultos – libertando esse serviço – e optando pela nova modalidade de consulta.
Os utentes que optem pela consulta aberta, explica o hospital, têm acesso a consulta de enfermagem, consulta médica e acesso a meios de diagnóstico se necessário, como análises, raios-x e outros exames que o médico entenda serem necessários, tal como aconteceria nos Serviços de Urgência.
O mês de Janeiro foi aquele que apresentou o maior número de atendimentos, com 171 consultas efectuadas. É de acesso voluntário por parte dos utentes e funciona todos os dias úteis entre as 18h30 e as 22h00. A “consulta aberta” foi uma medida tomada no âmbito da contingência sazonal de inverno e destina-se a doentes não urgentes que precisem de ser vistos por um médico e não padeçam de doença urgente ou aguda, como alternativa ao serviço de urgência. Basta aparecer e tirar senha. A medida tem como objectivo descongestionar os Serviços de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira, sobretudo nos meses de Inverno em que se regista uma maior afluência de utentes.