Sociedade | 08-02-2023 10:00

Ruínas do Palácio da Flamenga em Vialonga transformadas em apartamentos

Ruínas do Palácio da Flamenga em Vialonga transformadas em apartamentos
Palácio da Flamenga vai dar lugar a apartamentos e serviços

Antigo Palácio da Flamenga, que é local de prostituição e tráfico de droga, vai ser abrangido pela estratégia local de habitação definida para o espaço do antigo sanatório, palácio e terrenos adjacentes.

As ruínas do antigo Palácio da Flamenga, em Vialonga, vão dar origem a apartamentos de uso público e serviços como as futuras instalações da junta de freguesia da vila. A garantia foi deixada na última semana em reunião de câmara pela vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Marina Tiago. O imóvel está referenciado na estratégia local de habitação do município e integra o sanatório, palácio e terreno adjacente. Foi um dos dois imóveis do Estado que o município recebeu na última semana no âmbito do acordo de colaboração celebrado entre Vila Franca de Xira e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) em Dezembro de 2021 (ver caixa).
A chegada do palácio ao património municipal permitirá salvaguardar e rentabilizar aquele edificado situado perto da Quinta da Flamenga. “No âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social prevê-se a transmissão gratuita do sanatório da Flamenga do Estado para o património do município e a transferência tem em vista a promoção municipal de habitação, garantindo o direito de acesso à habitação aumentando os fogos públicos”, explicou a autarca.
A ideia do município é integrar o palácio na malha urbana de Vialonga salvaguardando e recuperando o edificado e disponibilizando habitação a custos controlados para quem mais precisa.
“É um assunto fechado, organizado e em curso”, garante Marina Tiago. A autarca respondia a uma proposta apresentada pela CDU a defender que o imóvel fosse classificado de património de importância de âmbito concelhio e que a câmara desenvolvesse uma discussão pública sobre qual deveria ser a utilização a ser dada ao imóvel e ao terreno. O documento foi chumbado com os votos contra do PS e do Chega e a abstenção da coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT). O palácio tem um valor patrimonial de 179.378 euros.
Recorde-se que o Palácio da Flamenga está bastante degradado, é local de tráfico de droga e prostituição e tem estado num estado de abandono e entregue ao vandalismo, sem vigilância, com as paredes cobertas de grafitis. O interior está completamente vandalizado e coberto de lixo e restos de materiais furtados, com partes do edifício já a ruir.

VFX recebe edifícios para habitação

O executivo municipal de VFX aprovou, por unanimidade, na última reunião de câmara, a aceitação de dois imóveis propriedade do Estado tendo como objectivo inseri-los no programa 1º Direito que irá criar habitação a custos controlados. Além do Palácio da Flamenga o município recebeu também um outro edifício, o número 195 da Rua Miguel Bombarda, em Vila Franca de Xira, que tem um valor patrimonial de 35.991 euros. Ao todo, os dois imóveis recebidos pela câmara têm um valor total de 215.369 euros. Vila Franca de Xira, recorde-se, vai investir seis milhões, de um total de 10 milhões, no programa 1º Direito, que visa reabilitar e construir novas habitações sociais para acolher 111 famílias ao longo dos próximos quatro anos. São famílias já referenciadas por estarem em grave situação de carência habitacional.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1693
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1693
    04-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo