Sociedade | 21-02-2023 18:00

Trabalhadores da Silicalia do Pego em greve por melhores condições de trabalho

Trabalhadores querem aumento de 150 euros nos salários, seguro de saúde e aumento do subsídio de alimentação. Reivindicações foram rejeitadas pela empresa de aglomerados de pedra do concelho de Abrantes.

Os trabalhadores da Silicalia S.A., fábrica de aglomerados de pedra, situada na Zona Industrial do Pego, concelho de Abrantes, realizaram uma greve de 24 horas por melhores condições de trabalho. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares, Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul e Ilhas, a greve surge na sequência da falta de resposta por parte da empresa às reivindicações apresentadas. É exigido à administração o aumento de um mínimo de 150 euros nos salários, seguro de saúde e o aumento do subsídio de alimentação. Os pedidos foram rejeitados pela Silicalia. De acordo com António Costa, dirigente sindical, as reivindicações têm vindo a ser feitas nos últimos três ou quatro anos e, desta vez, os trabalhadores não quiseram compactuar mais com o silêncio da empresa.
A Silicalia tem sido notícia nos últimos anos pelas piores razões. Primeiro houve uma denúncia, em 2016, de que existia um número elevado de trabalhadores exposto a problemas respiratórios e pulmonares. Em 2021 a associação ambientalista Quercus apresentou uma denúncia ao Ministério do Ambiente por descargas ilegais no solo e numa ribeira por parte da empresa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1722
    25-06-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1722
    25-06-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1722
    25-06-2025
    Capa Vale Tejo