Sociedade | 22-02-2023 12:00

Dias de Thomar vão animar concelho durante um mês

Dias de Thomar vão animar concelho durante um mês
Programa pretende assinalar a elevação de Tomar a cidade

A 1 de Março assinala-se a elevação de Tomar a cidade e a fundação do Castelo. Até 5 de Março vão realizar-se dezenas de iniciativas por todo o concelho.

Entre 13 de Fevereiro e 5 de Março, o concelho de Tomar vai estar em festa com as comemorações dos Dias de Thomar. O programa, que começou com um quadro de estátuas vivas na Praça da República, pretende assinalar a elevação de Tomar a cidade, em 1844, e a fundação do castelo, em 1160.
Outra das iniciativas com maior destaque é o “Tomar à Prova”, um evento que envolve uma mostra gastronómica em vários espaços de restauração de quase todas as freguesias do concelho por um valor simbólico. Na última semana de Fevereiro, no dia 25, Rui Gaio e os 365 Everydays prometem dar espectáculo Cine-Teatro Paraíso. O concerto começa às 21h30 e tem o custo de cinco euros. Também na música, Miguel Azevedo e a banda vão dar um concerto na tenda do Mercado Municipal, a 28 de Fevereiro. O mercado também vai receber, a 4 de Março, o evento “Mercado à Prova”.
Outra das iniciativas muito aguardadas é a XXIV Mostra da Lampreia, que decorre de 25 de Fevereiro a 26 de Março. O dia mais esperado dos Dias de Thomar é o 1 de Março, quarta-feira, onde decorre o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais, na Praça da República. Uma hora depois realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal de Tomar no Cine-Teatro Paraíso, e à tarde vai promover-se o lançamento do terceiro volume dos Cadernos Culturais Nabantinos, no Complexo Cultural da Levada. O dia 1 termina com o concerto de Susana Félix acompanhada pela Orquestra Sinfónica de Thomar no CineTeatro Paraíso. O programa encerra com o evento “3 Léguas do Nabão“, a 5 de Março.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo