Centro Social no Carvoeiro vive crise directiva
Instituto de Segurança Social está a realizar uma acção inspectiva no Centro Social do Carvoeiro, no concelho de Mação, depois de terem ocorrido graves problemas de gestão. IPSS está neste momento sem órgãos sociais.
O Centro Social São João Baptista, na vila do Carvoeiro, concelho de Mação, encontra-se sem órgãos sociais depois de uma acção inspectiva do Instituto de Segurança Social que seguiu agora para o Ministério Público. Segundo revelou Vasco Estrela (PSD), durante a última reunião do executivo, Renato Bento, director do Centro Distrital de Segurança Social, solicitou ao Ministério Público a constituição de uma comissão administrativa temporária que funcione até novas eleições.
Em Dezembro de 2022 houve uma assembleia-geral mas não apareceram listas concorrentes num impasse directivo que terá espoletado a acção da Segurança Social de fazer seguir o processo para o Ministério Público. O vice-presidente da autarquia, António Louro (PSD), revelou preocupação com o impasse directivo no Centro Social São João Baptista. “É uma tragédia o que está a acontecer àquela instituição e não posso deixar de manifestar a minha enorme preocupação por ver a forma como todo o processo se está a desenvolver, também pela falta de informação que existe à volta da situação”, comentou, considerando que se vivem “tempos muito difíceis para todos os que desempenham cargos públicos e que desempenham funções públicas”. António Louro disse não ter nenhum dado que permita perceber que tenha existido por parte de algum membro dos corpos sociais aproveitamento dos recursos da instituição para proveito próprio. “Houve problemas e incorreções na gestão da instituição, mas foram executados na procura de servir a instituição e fazer com que sobrevivesse a momentos especialmente difíceis”, garantiu.
O vereador da oposição, Nuno Barreta (PS), questionou Vasco Estrela sobre o boato que corria na vila de que teria sido o próprio presidente do município a pagar a conta da electricidade após um corte de energia eléctrica naquela instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). “Não, tive conhecimento, mas não tive influência nesse assunto”, respondeu o presidente.
O Centro Social São João Baptista de Carvoeiro é uma instituição fundada em 1991. Nasceu para servir a população da sua freguesia com as respostas sociais de centro de dia e apoio domiciliário. Entretanto houve a necessidade de criar uma resposta social, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. As novas instalações foram inauguradas em 2015.